sexta-feira, 4 de outubro de 2019

“Disciplina vem do coração”.

Mestre de si

“Disciplina vem do coração”.


Eureka


Disciplina, assunto mais que presente no dia a dia do concurseiro.

Sempre associei disciplina à vara de marmelo (se você teve infância, sabe do que estou falando). 

Rigidez, força, pressão, controle.

Como a mente pode ser aliada ou sabotadora não é?!

Minha crença dizia que disciplina não combinava com criatividade, com espontaneidade e eu precisava resistir. A mente “indisciplinada” te convence de muitas coisas para te manter na zona de conforto. O que eu denominava resistência, talvez fosse mesmo só autossabotagem. 

Disciplina vem do latim, significa educação que um discípulo recebe do seu mestre. Origina-se de discipulus, que se refere àquele que aprende, e este, por consequência, tem raiz no verbo discere, que significa aprender. 

Essa semana eu li que a disciplina vem do coração, senão é mero capricho, TOC, burocracia, procedimentalismo puro. Estranhei. Mas foi fazendo sentido aos poucos. Enfim eu percebi que se você se alinha ao seu propósito, seja ele qual for, você se guia por algo muito além do dever ou da motivação. Você se educa para assumir o controle, você aprende a ser mestre de si, ensinando a sua mente para trabalhar a seu favor. 

Essa postura de aprendiz na sua preparação para concursos com certeza pode te proporcionar resultados incríveis e não tem como ser de outra forma, porque toda sua força e energia estarão direcionados para um propósito real. 

Não me refiro à rigidez de método. Conheço concurseiros que de tão “focados” são bitolados. Refiro-me a comprometer-se verdadeiramente com seu processo. Encará-lo com alegria e leveza. Assumir a SUA responsabilidade de sair do casulo. Se permitir ser borboleta. Dispor-se a fazer o que for preciso. 

Olhe bem para você. Quantas vezes acredita nas suas desculpas? “isso é muito difícil”, “só passa quem não trabalha”, “DFC é impossível de aprender”, “concurso não é pra mim” “amanhã eu começo”, “só mais um episódio”... intermináveis. 

Não se deixe enganar. Não permita que suas crenças te limitem. Fortaleça-as. 

Assuma o controle. 

Discipline-se 

Paola Tuzani - professora, concurseira e apaixonada pela vida.

2 comentários:

  1. “isso é muito difícil”, “só passa quem não trabalha”, “DFC é impossível de aprender”, “concurso não é pra mim” “amanhã eu começo”, “só mais um episódio”... intermináveis.

    Muito bom em Paola, muitas desculpas sempre ...
    Na verdade a pessoa sempre coloca dificuldade onde não há, é impaciente, não vê o possível resultado vindouro.

    Excelente texto

    ResponderExcluir