sábado, 28 de setembro de 2019

SENTIMENTOS DE UMA CONCURSEIRA

FILOSOFIA DA SEMENTE


Muitas vezes nessa jornada eu me pergunto se isso realmente é pra mim. Me questiono, nessas muitas vezes, o limite entre a teimosia e perseverança. Quem aí nunca o fez, que atire o primeiro vade mecum (vamos combinar, pesa mais do que pedra).

Me perdoem a falta de rigor no uso das próclises. Têm dias que são assim.  A gente inventa por pura rebeldia. Me pergunto se não era isso o que Guimarães Rosa queria dizer com neologismo.

Divagações à parte, sabe o que é? Talvez seja só uma questão de a grama do vizinho ser mais verde. Nosso referencial é, equivocadamente, pra fora. O parâmetro é sempre o outro.
Vivemos na ditatura do clube 5.am. Temos que treinar enquanto eles dormem, trabalhar enquanto eles descasam. A competição pelas horas líquidas.. quem faz mais? Quem faz mais? E muitas vezes nem sequer tentamos compreender nosso ritmo, nosso tempo. Nem tudo funciona igual para todo mundo, e tudo bem. Conheça-te a ti mesmo, já dizia o filósofo!

Dia desses, vi pela primeira vez um pé de mexerica. Estava lá, ao desfrute das frutinhas, olhando pra minha mão cheia de sementes e me veio algo: “Talvez fosse interessante adotar a filosofia da semente”.

Quanta potência e possibilidade de realização tem dentro de uma semente. Com certeza ela não se questiona se ser árvore é algo pra ela. Ela simplesmente o é. Cada semente carrega dentro de si a predisposição à transformação, à exuberância, à abundância. Ser semente é não questionar o seu propósito. É a entrega total às infinitas possibilidades de ser tudo o que você pode ser, e eu nem estou falando mais só de concurso público, aliás, nunca é só sobre isso. O processo é integral e sistêmico, não pode ser dissociado do todo que é você. Concurso é estudo, livros, aulas, família, lazer, netflix, esporte, relacionamentos, faz parte de tudo o que você é e faz, e por isso, deve ser planejado nesse contexto. Mas tem uma coisa que concurso não é. Concurso não é a hora em que você acorda. Não é a quantidade de horas líquidas que você faz. É, sim, o seu comprometimento, é o que você PODE fazer. É o tanto que você desabrocha da semente que você é.

Aceite.

Acredite, entregue-se.

Floresça. (no seu tempo)

Paola Tuzani - professora, concurseira e apaixonada pela vida.

5 comentários: