segunda-feira, 15 de junho de 2020

CONCURSO REGIONALIZADO PARA AUDITOR-FISCAL E ANALISTA TRIBUTÁRIO – RECEITA FEDERAL





CONCURSO REGIONALIZADO PARA AUDITOR-FISCAL E ANALISTA TRIBUTÁRIO – RECEITA FEDERAL


Um dos grandes medos dos concurseiros do Brasil é que o próximo concurso da Receita Federal, para os cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário, seja com vagas regionalizadas.
Se você não sabe o que é um concurso regionalizado, vamos transcorrer sobre o tema nesta postagem.
Antes de tudo, cabe você saber que, atualmente, a Receita Federal está dividida, administrativamente, em dez Regiões Fiscais.

Há um projeto para que a quantidade de Regiões Fiscais seja reduzida pela metade.
Mas qual impacto do concurso Regionalizado para os concurseiros da Receita Federal?

Não é o que candidatos querem, concurso?
O grande problema de haver um concurso Regionalizado é o impacto nos números de vagas.
Imagine a seguinte situação: a Casa Civil autoriza a Receita Federal fazer concurso para preenchimento de 600 vagas para Auditor Fiscal.
Na mesma situação hipotética, o Secretário determina, pelo grau de lotação do órgão, que estas vagas sejam divididas entre as 10 Regiões Fiscais.
Com isso, abre o edital com 60 vagas em cada Região Fiscal da Receita Federal.  
Assim, o candidato deverá escolher umas das 10 Regiões Fiscais para concorrer às vagas. É uma situação muito diferente caso fosse um concurso Nacional.
No concurso Nacional, o candidato concorre ao total de vagas. Neste exemplo, 600 vagas estariam na disputa e não apenas 60 vagas.
O concurso Regionalizado gera uma discrepância de notas, pois um candidato é aprovado com uma nota menor que outro, devido às vagas da Região Fiscal escolhida. Este fato não ocorre no concurso Nacional.
Mas por que a Receita Federal faria um concurso Regionalizado?
Você vai conseguir entender a visão do órgão.
Há muita vacância (saída) e pouca posse (entrada) de servidores no órgão. Com isso, cada vaga é muito bem vinda ao concurso. Aí, vamos supor que no concurso Nacional os aprovados não queiram tomar posse, pois foram classificados em uma cidade muito longe dos centros regionais? Por exemplo, cidades da Região Norte ou Região de fronteira do Brasil com outros países.
A Receita Federal perde estas vagas. Só poderia preencher num próximo concurso.

Com o concurso regionalizado, o candidato já se predispõe a se deslocar caso seja aprovado, pois escolhe para qual Região quer trabalhar no caso de aprovação no concurso.
Conseguir entender a lógica?
Concurso Regionalizado foi uma prática muito comum no órgão no passado recente. Os últimos concursos ocorreram em 2005 para Auditor-Fiscal e 2006 para Analista Tributário.
Por isso, não descartamos a retomada desta possibilidade, pois o grau de lotação de servidores na Receita Federal está “quase no volume morto”. E o órgão em pouco tempo vai parar de atender em algumas unidades pela falta de pessoal.

Mas o que você precisa fazer caso haja um concurso Regionalizado?
Estar muito bem preparado e ser aprovado, pois você só precisa de uma vaga.
Mas se você tem interesse em ser o próximo aprovado na Receita Federal e não está evoluindo nos estudos, conheça o projeto de Orientação e Suporte em concurso público da Oficina da Aprovação. Com a equipe da Oficina, você recebe o passo a passo até a prova.

Acesse e conheça mais no link: https://oficinadaaprovacao.com.br/

Você terá um projeto individualizado configurado em uma plataforma de estudos inteligente.

Faça sua inscrição de forma gratuita e conheça a nossa plataforma de estudos no link: https://app.oficinadaaprovacao.com.br/inicio/login

Acredito que tenhamos te ajudado com estas informações.
Treinamento difícil, combate fácil!


0 comentários:

Postar um comentário