terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Concurso CGU 2021/2022 para 375 vagas é iminente! Página do certame lançada!


 


A Controladoria-Geral da União vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso CGU 2021/2022) ainda neste ano. A página oficial do concurso CGU de 2021  já foi lançada, com o objetivo de facilitar a divulgação e transparência do certame.

A página é hospedada no site da CGU. Por meio dela, os candidatos poderão conferir os principais dados do concurso, com uma linha do tempo com as etapas da seleção.

O edital do concurso CGU 2021/2022 será publicado ainda este ano. Quem garante é o ministro do órgão, Wagner Rosário.

“Sai este ano. Em breve”, disse o ministro em suas redes sociais. 

Foi divulgado no Diário Oficial da União, edição do dia 19 de novembro, a informação de que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) assinou o contrato para organização do certame.





A assinatura do contrato aconteceu no dia 18 de novembro, e o documento saiu no Diário Oficial do dia 19. A vigência do contrato será de dois anos, ou seja, até novembro de 2023.

A escolha da empresa foi feita no dia 05 de novembro por meio de dispensa de licitação. Em outras ocasiões, o ministrou citou que o edital sairia até o dia 15 de novembro. No entanto, esse prazo não foi cumprido. A expectativa, assim, é que o edital seja divulgado até o dia 30 de novembro.

Segundo Wagner Rosário, todas as cinco regiões do país receberão aplicação de provas do certame. A confirmação veio em seu twitter. Segundo ele, as provas serão realizadas em Brasília e na região Norte, que serão os polos de lotação, mas também nas demais regiões do país.

“As provas serão realizadas em todas as cidades do Norte, em Brasília, e em uma cidade por região (Nordeste, Sudeste e Sul).”

Sendo assim, o órgão escolherá uma cidade nas demais três regiões para sediarem aplicação das provas do concurso. Ademais, o ministro revelou que será possível concorrer a qualquer polo, independentemente do local de prova.

“Exatamente. Em todos os locais você poderá realizar a prova para qualquer localidade com vagas. Exemplo: Posso fazer prova para o Acre em Brasília e vice versa. Na cidade polo do Nordeste posso fazer prova para qualquer cidade do Norte ou para Brasília”, disse o ministro.

O projeto básico do certame, documento utilizado na escolha da banca, confirmou a distribuição das vagas do edital, por estado e modo de concorrência.

Veja a distribuição completa das vagas do concurso CGU:

Cargo: Auditor Federal de Finanças e Controle.
Tipo de Prova*Região ou Órgão CentralEstado/DFNúmero de vagas
I1- Região NorteAmpla ConcorrênciaReservada aos candidatos negrosReservada a portadores de deficiência Total por região ou órgão central
Acre51(2)46
Amazonas61
Amapá51
Pará82
Rondônia41
Roraima51
Tocantins51
2- Órgão CentralDistrito Federal6416(4)80
IIÓrgão CentralDistrito Federal6416(4)80
IIIÓrgão CentralDistrito Federal328(2)40
IVÓrgão CentralDistrito Federal4212(3)54
Total24060(15)300

*De acordo com a ênfase nas seguinte áreas do conhecimento, combinadas ou não: Auditoria, Fiscalização, Tecnologia da Informação, Finanças, Contabilidade Pública e/ou Direito.

Cargo: Técnico Federal de Finanças e Controle.
Região ou Órgão CentraEstado/DFNúmero de vagas
Ampla ConcorrênciaReservadas aos candidatos negrosReservadas a portadores de deficiênciaTotal por Região ou Órgão Central
1- Região NorteAcre20(1)24
Amazonas31
Amapá31
Pará31
Rondônia31
Roraima21
Tocantins21
2- Órgão CentraDistrito Federal4110(3)51
Total5916(4)75

 

O ministro do órgão, Wagner Rosário, via redes sociais, confirmou que o órgão tem o objetivo de aplicar as provas do certame em fevereiro, antes do feriado de carnaval.

O ministro também falou sobre diversos temas do próximo certame, como, por exemplo, a lotação, áreas de abrangência e disciplinas que devem ser cobradas.

De acordo com o ministro, as provas do concurso da CGU serão com ênfase nas seguintes áreas de conhecimento de Auditoria, Fiscalização, Tecnologia da Informação, Finanças, Contabilidade Pública; e/ou Direito.

O ministro confirmou que a prova contará com Conhecimentos Básicos e Específicos, mais uma redação.

Ainda segundo Wagner Rosário, o concurso CGU contará apenas com provas escritas e sem prova de títulos. Ele também garantiu que não haverá curso de formação.

“Não teremos curso de formação. Vocês serão formados já no cargo, após a posse!!!”

No dia 27 de agosto, uma novidade sobre o certame foi divulgada no Diário Oficial da União.




O Ministério da Economia autorizou a redução do prazo entre a publicação do edital e provas do concurso CGU. Agora, ele será de dois meses. O prazo original seria de quatro meses.

“Art. 1º Autorizar a redução, para dois meses, do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital do concurso público e a realização da primeira prova no certame, autorizado pela Portaria SEDGG/ME nº 8.949, de 26 de julho de 2021, para provimento de 375 (trezentos e setenta e cinco) cargos do quadro de pessoal da Controladoria-Geral da União.

No dia 27 de julho, foi publicada no Diário Oficial da União, a informação que a seleção do órgão estava autorizada para o preenchimento de 375 vagas nos cargos de técnicos e auditores, de níveis médio e superior.

A portaria de autorização foi assinada por Caio Mario Paes de Andrade, o atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

As vagas foram autorizadas para os cargos de Auditor Federal de Finanças e Controle (300 vagas) e Técnico Federal de Finanças e Controle (75 vagas).

Agora, o órgão tem um prazo legal de seis meses para publicar seu edital de concurso, ou seja, até 27 de janeiro de 2022. No entanto, o edital deve sair ainda em 2021.

O objetivo em abrir o concurso já havia sido frisado pelo ministro do órgão, Wagner Rosário. No início do ano, ele confirmou que havia sido feito um pedido de concurso para 375 vagas. Sendo assim, o Governo Federal autorizou o pedido em sua totalidade.

0 comentários:

Postar um comentário