terça-feira, 26 de maio de 2020

Qual o melhor coach para concursos?





Qual o melhor coach para concursos?



Com a necessidade de melhorar a sua preparação para concursos, para ser capaz de superar a concorrência, o coach para concurso público tem se tornado a solução para vários candidatos.
O serviço se consolidou no mercado educacional, com uma nomenclatura diferente das grandes escolas de Coaching do Brasil. Na verdade, as empresas, em grande parte das vezes, são de mentoring (Mentoria). Aqui vamos considerar os conceitos como semelhantes para não causar mais confusão.
Se eu estivesse me preparando para concurso, a primeira pergunta que faria seria: coaching para concurso vale a pena?
Então, eu buscaria entender o que as empresas teriam para oferecer. Procuraria o melhor Coach para concursos e entenderia como foi o seu processo de aprovação.
Como sou Coach para concurso, vou mostrar um pouco como foi minha preparação em um dos concursos que já fui aprovado: cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal.
Caso você queira saber mais, acesse o e-book de forma gratuita ao se cadastrar na plataforma de estudos da Oficina da Aprovação no link:
Eu sempre trabalhei e estudei. Por isso, compreendo a dificuldade de quem tem jornada dupla, tripla ou quadrupla.
Minha formação foi em escola pública: do primário até a universidade. Graduei em Administração de Empresas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mas, no mesmo ano, também, fui aprovado na UFRJ (outra federal).
Antes de entrar na universidade, fui aprovado em dois concursos militares. Com 19 anos, era Sargento do Exército, onde fiquei até os 29 anos.
Entrei na Receita Federal com 29 anos no antigo concurso de Técnico da Receita Federal (atual Analista Tributário) em 2006. Na época da minha preparação para Receita Federal, estava no Exército, lotado no 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista, tropa de elite do Exército Brasileiro.
Meu objetivo era ser Auditor Fiscal da Receita Federal. Com a aprovação para Analista Tributário, já tinha dado um grande passo, pois o tempo para estudar iria ser com mais qualidade, além de estar no ambiente do Fisco Federal. Trabalhava ao lado de vários Auditores Fiscais e isso me ajudou muito. Entender onde se aplicava toda teoria estudada facilitou o processo.
Um grande erro ao tomar posse como Analista Tributário foi ter entrado na zona de conforto. O salário do cargo era muito bom para mim. Deixei de estudar de forma regular. Achava que já sabia muito e, quando saísse a autorização, daria tempo para ficar bem preparado para o concurso.
Erro crucial!
Os dias passam muito rápido.
Na teoria estava tudo certo para mim, mas, na prática, não consegui estudar os conteúdos principais.
Fui reprovado no concurso que abriu para Auditor Fiscal da Receita Federal.
A reprovação é muito difícil, pois não sabemos quando abrirá outro concurso. É um custo de oportunidade altíssimo.
Essa fase foi difícil, pois acreditava que seria aprovado. Já tinha passado para Analista Tributário. Ser Auditor Fiscal seria a consequência dos estudos.
Hoje, eu entendo o motivo do erro. Tenho condições de orientar meus alunos a não cometerem o mesmo erro. E é isso que tem trazido muitas aprovações na Oficina da Aprovação.
Eu fui aprovado no concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal em 2012. O nível de dificuldade da prova foi tão elevado ao ponto de não serem preenchidas todas as vagas disponíveis.
O plano de estudos para Auditor Fiscal exige uma preparação de longo prazo. E conseguimos criar um ciclo de estudos (plano de estudos) que a aprovação fique mais fácil.
Levamos em consideração as diversas situações factíveis do mundo real. Nem todo mundo tem a disponibilidade de investir 100% do tempo nos estudos para concurso.
Então, no processo de coaching para concursos, levamos em consideração o perfil do aluno para montarmos um projeto de estudos individualizado.
Se o aluno possui 2 horas de estudos ao longo da semana, conversamos para ver como está a sua rotina para auxiliá-lo a buscar mais horas. Entendemos como é a rotina para adequarmos ao conteúdo do edital.
Acreditamos que todos podem chegar desde que haja as ferramentas necessárias.
Vendo parte de minha caminhada, você pode entender o que um coach para concursos pode te ajudar na preparação.
Por isso, deixo as 5 dicas principais para ser aprovado no concurso de Auditor Fiscal ad Receita Federal.
- Aceite a preparação de longo prazo. É comum querermos os resultados de imediato. Entretanto, um dos requisitos para ser Auditor Fiscal da Receita Federal é a necessidade de conhecer vários assuntos de áreas de conhecimento distantes (Língua Portuguesa, Contabilidade, Comércio Exterior, Direito Previdenciário...). Estudar de forma antecipada e não esperar uma previsão para o concurso na Receita Federal é o grande diferencial.
- Estude por um edital esquematizado para Receita Federal. Este ensinamento foi levado para o projeto da Oficina da Aprovação. Nós conseguimos identificar como o aluno está nos assuntos mais importantes para a aprovação.
- Não deixe de seguir o seu cronograma de estudos. Este é um fator que faz muita diferença. A constância constrói a evolução nos estudos.
- Faça questões vinculadas aos assuntos. É importante que você teste seu conhecimento prático logo após estudar a teoria.
- Faça simulados. Estudar sem fazer a atividade de simulados pode deixar uma brecha importante nos estudos.
Acredito que tenha passado informações pertinentes a quem quer ser aprovado no concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal.
Você pode! Creia e alcance.
Acompanhe as nossas mídias digitais.
Treinamento difícil, combate fácil!
Jeferson Rosa – Coach para concursos públicos






0 comentários:

Postar um comentário